Facebook
Twitter
Twitter
Google +
Home  |  Quem Somos  |  Editoriais  |  Classificados  |  Clube do Assinante  |  Fale Conosco
Ed. 471 de 18 de julho
Publicidade legal
07/12/2016 às 23:31
APPA leva concurso do Porto de Paranaguá para ser realizado em Curitiba
CONCURSO PÚBLICO

 Appa está oferecendo 28 vagas de emprego de R$4,5 mil para profissionais de diversos cursos superiores.Foto/ Rodrigo Leal Appa.

No último dia 27 de novembro, a Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina realizou o seu concurso público para preenchimento de 28 vagas de analista portuário com remuneração inicial prevista de R$ 4,5 mil reais. Uma novidade feita pela empresa pública foi que, apesar de estar sediada na cidade portuária, ela resolveu abrir um local de prova em Curitiba, beneficiando residentes da capital paranaense em detrimento dos moradores parnanguaras e da região litorânea. Ao todo, cerca de 3,8 mil concorrentes fizeram a prova no final de novembro.

2,9 mil candidatos fizeram a prova na UniCuritiba. Foto/divulgação

 Parnanguaras fizeram na Unespar. Foto/ Gazeta do Povo

O local de prova escolhido no litoral foi a Universidade Estadual do Paraná (Unespar), recentemente desocupada e com uma estrutura questionada pelos próprios estudantes, enquanto em Curitiba o espaço para a avaliação foi a Unicuritiba, uma das melhores faculdades privadas do Paraná. Entre todos os candidatos, levando em conta o edital de inscrições deferidas pela organizadora do concurso, a Fundação de Apoio à Universidade Estadual do Paraná (Fafipar), cerca de 2,9 mil candidatos fizeram a prova em Curitiba, ao mesmo tempo que cerca de 900 participaram da avaliação na sede da instituição portuária.

O fato mostra que a grande maioria dos concorrentes é de Curitiba, algo que evidencia a probabilidade maior de que moradores da capital paranaense consigam as vagas no Porto.

Enquanto isto, os cerca de 900 concorrentes residentes no município e no litoral, também por probabilidade, serão minoria nos novos postos de trabalho da Administradora dos Portos.

A realização do concurso atraiu milhares de cidadãos com a possibilidade de emprego público em um dos maiores portos da América do Sul, justamente em um momento político e econômico bastante crítico no Brasil. O edital do concurso prevê 28 vagas para analista portuário em nove diferentes áreas, sendo todas as vagas destinadas para curso superior. Ao todo, foram oferecidas duas vagas para administrador, seis para advogado, três para analista de tecnologia da informação, três para biólogo, quatro para contador, duas para economista, seis para engenheiro e duas vagas para analista de comunicação, demonstrando a amplitude do concurso.

O concurso foi realizado por meio de um exame de conhecimentos gerais e específicos para cada área. "A prova contou com 60 questões objetivas e testou os conhecimentos de língua portuguesa, matemática, informática, legislação, atualidades e conhecimentos específicos da área de formação dos profissionais. Tanto em Paranaguá quanto em Curitiba os portões foram fechados às 13h15 e a prova teve seu início às 13h30, com duração até 17h30.

A Fafipar, banca organizadora do concurso, vai divulgar o resultado até 04 de janeiro de 2017 e a classificação final, após recursos, deve ser publicada no dia 11 de janeiro de 2017", informa a assessoria da Administradora portuária.

 

Modernização da APPA

Segundo a empresa pública, o objetivo da realização do concurso público busca uma continuidade do processo de modernização da empresa, com contratação de profissionais técnicos que irão compor o quadro do porto nas próximas décadas. "Em 2014, a Lei Estadual nº 17.895/2013, regulamentada pelo Decreto Estadual nº 11.564/2014, transformou a Administradora, de autarquia para empresa pública, e esta mudança jurídica previa uma modernização no seu quadro funcional, com um novo Plano de Cargos e Salários. Neste processo, também foram criadas novas especialidades nas áreas Jurídica, de Operações e de Meio Ambiente, surgindo a necessidade de preparar um novo o organograma para prover profissionais especialistas nestas funções", informa a assessoria, destacando a mudança normativa e funcional dos portos paranaenses.

 “A atividade portuária mudou muito nas últimas décadas. O novo marco legal e a própria evolução do mercado torna necessária a presença de um corpo de profissionais mais plural e completo na administração pública. É isto que estamos buscando com este concurso”, destaca o Diretor-presidente da Administradora, Luiz Henrique Dividino, ressaltando que a contratação destes novos profissionais de curso superior é uma necessidade da companhia para atendimento dos usuários do serviço público oferecido pelo porto, bem como para adequação às necessidades globais de logística, economia e do setor portuário.

Durante esta semana o gabarito preliminar e os cadernos de provas foram divulgadas pela Fafipar. Mais informações podem ser obtidas no site da organizadora do concurso no link http://concurso.fundacaofafipa.org.br/concurso.xhtml .

 

*Com informações da Appa

Últimas Notícias
PUBLICIDADE
Publicidade Jornal dos Bairros | Informação com Resultado
Cinema
A Múmia
Cinema
Meu Malvado Favorito 3
Cinema
A Bela e a Fera
COLUNISTAS
Notícias mais lidas
Publicidade Jornal dos Bairros | Informação com Resultado