Facebook
Twitter
Twitter
Google +
Home  |  Quem Somos  |  Editoriais  |  Classificados  |  Clube do Assinante  |  Fale Conosco
Ed. 458 de 17 de março
Publicidade legal
18/12/2016 às 12:01
Governo do Estado repassa 15 viaturas locadas ao 9º Batalhão em Paranaguá
Governo do Estado repassa 15 viaturas locadas ao 9º Batalhão em Paranaguá

Governo do Estado repassa 15 viaturas locadas ao 9º Batalhão em Paranaguá

No final de novembro, o Governador Beto Richa (PSDB) enviou para o 9º Batalhão da Polícia Militar de Paranaguá quinze viaturas destinadas para a Operação Verão em todo o litoral paranaense. Ocorre que nos últimos meses, segundo fontes da área de segurança pública que não quiseram se identificar, Paranaguá tem contado apenas com duas viaturas para garantir a segurança pública em todo o município, com mais de 140.000 habitantes em uma área de mais de 820.000 metros quadrados, de acordo com informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
 

"No final de novembro, solicitei reforço policial para um determinado fato que estava acontecendo em bairro periférico de Paranaguá, onde inclusive fui ameaçado com arma de fogo. Porém, fui informado pela Polícia Militar (PM) que no momento nada poderia ser feito, visto que havia situações mais graves e que Paranaguá contava apenas com duas viaturas para toda a cidade", informa um profissional da área jurídica que atua no litoral e quis garantir o sigilo do seu nome.
 

O número grande de ocorrências registradas em Paranaguá nos últimos meses demonstra a falta de investimento do Governo do Estado na área de segurança pública em Paranaguá. No final de novembro, o JB chegou, inclusive, a destacar que moradores do Bairro da Costeira criaram grupos de vigilância nas redes sociais, visto a insegurança generalizada na localidade, algo que se repete em inúmeros bairros de Paranaguá.
 

De acordo com o Governo do Estado, o Batalhão da PM de Paranaguá, no último dia 29 de novembro, recebeu quinze viaturas, que, de acordo com o Capitão Marcos Kamakawa, já começaram a ser utilizadas desde o dia 1º de dezembro, diante da precariedade que o batalhão enfrenta com as viaturas que possuía até então. Ainda de acordo com o capitão, mais 20 veículos deverão ser recebidos em dezembro, sendo que, ao todo, o batalhão contará com 35 novos carros, porém tais viaturas serão distribuídas em todos os sete municípios do litoral paranaense. Vale destacar que os veículos não serão patrimônio da frota do Estado, pois se trata um contrato de locação. 
 

Como a vinda de turistas ocorre de forma mais intensa nos Municípios de Pontal do Paraná, Matinhos e Guaratuba, por serem as cidades com maior extensão de praias, o Estado certamente deverá priorizar a ida das viaturas para tais localidades. Porém, apesar disto, o governo estadual promete que 16 viaturas, mesmo após o verão, deverão permanecer em Paranaguá, independente da Operação Verão.  Outro fato ressaltado pelo governo estadual para intensificar a segurança pública no litoral é o reforço de efetivo. A Operação Verão deverá trazer mais policiais da região de Curitiba para o litoral paranaense, para trabalho exclusivo na alta temporada, visto que a população flutuante de toda a região chega a atingir o número de 01 milhão de pessoas, devido à vinda de turistas de todo o Paraná. Apesar do reforço anunciado, não houve promessa por parte do Estado de que haverá aumento de policiais presentes em Paranaguá e nos outros municípios litorâneos após a temporada de verão 2016-2017.

 

*Com informações do Diário24h.com .Crédito foto: Pedro Ribas/ANPr.

 

 

Últimas Notícias
PUBLICIDADE
Publicidade Jornal dos Bairros | Informação com Resultado
Cinema
A Bela e a Fera
Cinema
Kong: A Ilha da Caveira
Cinema
Logan
COLUNISTAS
Notícias mais lidas
Publicidade Jornal dos Bairros | Informação com Resultado