Facebook
Twitter
Twitter
Google +
Home  |  Quem Somos  |  Editoriais  |  Classificados  |  Clube do Assinante  |  Fale Conosco
Ed. 458 de 17 de março
Publicidade legal
27/11/2016 às 17:58
Sem segurança, Visconde de Nácar continua sendo alvo de ladrões em Paranaguá
PATRIMÔNIO HISTÓRICO SUCATEADO
Sem segurança, Visconde de Nácar continua sendo alvo de ladrões em Paranaguá

Sem segurança, Visconde de Nácar continua sendo alvo de ladrões em Paranaguá

Sede do Poder Legislativo por várias gerações, o Palácio Visconde de Nácar, prédio que faz parte do Patrimônio Histórico de Paranaguá, desde a gestão anterior, vive tempos de ostracismo, abandono e descaso por parte do Poder Público, acelerando seu processo de deterioração.

Sem nenhuma fiscalização e providência por parte do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), que, em agosto de 2014, foi citado para viabilização da verba necessária para a obra de restauração do prédio, graças a um Termo de Referência da Secretaria Municipal do Planejamento para contratação do projeto, mas que nada aconteceu.

Esquecido pelo IPHAN, apesar de sua importância histórica, desde março, a manutenção do prédio tem sido feita pela equipe técnica da Secretaria Municipal de Obras Públicas (Semop), por determinação do Prefeito Edison de Oliveira Kersten (PMDB).

Ousadia, ladrões deixam grade solta para levar. Foto/JB

Com recursos próprios e a parceria de empresários locais, o Ex-secretário de Obras, Juliano Elias, deu início a uma manutenção completa com uma equipe comandada pelo Engenheiro do município, Júlio César Leló Castilho. Porém, sem nenhum tipo de segurança, o prédio ainda apresenta um estado de abandono e sucateamento e vem sendo alvo de constantes furtos, inclusive à luz do dia e de bens que não têm como passar despercebido pelos comércios próximos.

Com parte do mobiliário do seu interior já furtado, ladrões se voltaram para a parte externa e as enormes grades de ferro, que ficam diante do estacionamento na Rua Faria Sobrinho, estão sendo furtadas. Parte das grades da lateral esquerda já foi retirada e levada e, outra série de grades está solta e pronta para ser removida, restando apenas a retirada das grades da lateral direita, junto ao prédio residencial e comercial.

Grade retirada, jogada ao chão para ser levada

Os portões de acesso de ambos os lados, quer da Rua Faria Sobrinho, bem como da Rua Visconde de Nácar estão abertos e facilitam a entrada de marginais.

Apesar da Guarda Civil Municipal ter como principal função a proteção do patrimônio público, há muitos anos nenhum membro da corporação é escalado para garantir a segurança daquele patrimônio histórico.

Nesta semana o JB vai procurar a prefeitura para saber quais providências existem no sentido de evitar a deterioração e sucateamento total do prédio.

 

Últimas Notícias
PUBLICIDADE
Publicidade Jornal dos Bairros | Informação com Resultado
Cinema
A Bela e a Fera
Cinema
Kong: A Ilha da Caveira
Cinema
Logan
COLUNISTAS
Notícias mais lidas
Publicidade Jornal dos Bairros | Informação com Resultado