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19/12/2016 às 17:27
Terminal Ponta do Felix vai dobrar capacidade de movimentação em Antonina
Terminal Ponta do Felix vai dobrar capacidade de movimentação em Antonina

Terminal Ponta do Felix vai dobrar capacidade de movimentação em Antonina

Foto: André Kasczeszen/APPA

O Terminal Portuário Ponta do Felix (TPPF) vai investir R$225 milhões no Porto de Antonina. A renovação do contrato de concessão, que passa a valer até 2037, prevê obras que irão dobrar a capacidade de movimentação do terminal das atuais 3 milhões de toneladas para 6 milhões de toneladas/ano.

O diretor-presidente da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), Luiz Henrique Dividino, afirma que os investimentos públicos, de R$623 milhões, feitos pelo Governo do Estado a partir de 2011, criaram um ambiente favorável aos investimentos privados nos portos paranaenses.

Os R$225 milhões que serão investidos em Antonina pelo Terminal Ponta do Félix integram um programa de investimentos privados de R$ 5,1 bilhões para os Portos do Paraná até 2030. 

“Os projetos privados incluem novos terminais e arrendamentos, renovações de contratos, rearrendamentos de áreas públicas e contratos de passagem. Para que se tenha uma ideia, até 2030, a demanda de movimentação de cargas no Paraná deverá saltar das atuais 45 milhões de toneladas para 83 milhões de toneladas”, relatou Dividino.


MODERNIZAÇÃO - O Terminal Ponta do Félix, que possui contrato de arrendamento para movimentação de cargas congeladas e granéis em Antonina, vai investir na ampliação do cais do terminal portuário em 170 metros.

O projeto de desenvolvimento da estrutura portuária também prevê a construção de linha de atracação onde irá operar o terceiro berço do Porto, a construção de ramal ferroviário - proporcionando a interligação com modal ferroviário existente -, bem como a construção e instalação de seis armazéns. Atualmente o terminal opera em apenas dois berços.



FERTILIZANTE E AÇÚCAR - Para o fertilizante, será construído um armazém exclusivo, com capacidade para 120 mil toneladas de produto, interligado por correias transportadoras com os Berços Operacionais. Para os granéis e açúcar serão construídos outros quatro armazéns, com capacidade de até 60 mil toneladas.

Os armazéns serão instalados em uma área de, aproximadamente 42 mil metros quadrados. O início das obras acontece no primeiro semestre de 2017 e terá duração de 24 meses. 


EMPREGO E RENDA - “A ampliação do Terminal fortalece o Porto de Antonina, gerando emprego, renda e desenvolvimento econômico para a região”, afirma o diretor-presidente da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), Luiz Henrique Dividino.

O diretor comercial do terminal Portuário Ponta do Félix, Cícero Simião, conta que, atualmente, a capacidade operacional do Terminal gira em torno de 3 milhões de toneladas em carga movimentadas em seus dois berços.



“Com a ampliação do cais de atracação em 170 metros, e a ativação do terceiro berço, o qual vai contar com correias de interligação diretas ao berço dois e as área de armazenagem, a capacidade operacional de movimentação da Ponta do Félix será dobrada, chegando a seis milhões de toneladas ano”, conta Cícero.



O Terminal Portuário Ponta do Felix (TPPF) vai investir R$225 milhões no Porto de Antonina. Foto: APPA

Segundo ele, todo o projeto de expansão da Ponta do Félix proporcionará mais de 140 novos postos de trabalho. “A expansão portuária de Antonina significará mais desenvolvimento, geração de renda e novos empregos para a cidade histórica paranaense”, resume o diretor.

AVANÇO – Em Antonina, o cenário no Porto mudou muito desde 2011. No Ano de 2009, o Terminal Ponta do Félix movimentou apenas 80 mil toneladas de produtos. Com os investimentos feitos pelo Governo do Estado nos últimos cinco anos, foi possível atingir a marca de 1,5 milhão de toneladas movimentadas em 2016, melhorando também a economia e o desenvolvimento da cidade e da região com a contratação de cerca de 1.500 pessoas que atuam na operação portuária. 

Entre os principais produtos que passam pelo Porto estão a exportação de açúcar e de farelo de soja e a importação de fertilizantes.

Para atingir estas marcas algumas melhorias foram realizadas, entre elas, estão a construção do novo prédio administrativo, novas guaritas de controle, a revitalização e ampliação do cais de Barão de Teffé, a regularização fundiária da área portuária, a criação de um pátio de triagem de caminhões, instalação de armazéns infláveis, instalação de balança rodoviária e a criação de área de expurgo.


INFRAESTRUTURA – O Terminal Ponta do Félix possui uma área de 263,8 mil metros quadrados e dois berços de atracação em 360 metros de cais.

Entre as vantagens do Porto de Antonina estão a possibilidade de operações portuárias customizadas, Porto alternativo a Paranaguá, atracação de navios de cabotagem, operação com barcaças, serviços de suprimentos marítimos, instalação de estaleiros navais, instalação de indústria metal mecânica e suporte operacional – logística e armazenagem.

 

Fonte: Agência Esatdual de Notícias 

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